Ele é como a árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham, e ele prospera em tudo que faz. O mesmo não acontece com os perversos! São como palha levada pelo vento.  Serão condenados quando vier o juízo; os pecadores não terão lugar entre os justos. Pois o Senhor guarda o caminho dos justos, mas o caminho dos perversos leva à destruição.  Salmos 1:3-6

 

Eu estava lendo sobre esse Salmo hoje, e uma coisa me chamou muito a atenção. Recentemente eu li um livro onde ele dizia que devíamos nos atentar aos detalhes dos versículos, não ler por ler, todos eles trazem um ensinamento oculto que só pode ser desvendado quando lemos com calma, e buscando tudo o que o Senhor quer nos ensinar com ele. E no (V.3) tem algumas palavras chaves e eu queria comentar com vocês sobre isso, e eu coloquei os outros versículos para que você pudesse entender o contexto deste que eu evidenciei.

Árvore plantadas a margem do rio

 Quando uma árvore está plantada a margem de um rio ela permanece forte, firme e sempre vigorosa. Por quê? Porque ela é constantemente regada. Água traz vida, e ela está sempre sendo alimentada porque suas raízes podem reter o máximo de nutrientes que precisa para se manter firme e forte. Nós precisamos ser como essas árvores, mas nosso “Rio” vem do alto, e precisamos nos alimentar da palavra para que do Senhor venha nossa forma, e possamos ficar firmes diante de qualquer situação. Não devemos ser como a casa construída na areia, ela não tem alicerce, qualquer vento forte ou chuva forte a derruba.

 Dá seu fruto no tempo certo

 Quando temos nosso alicerce firme e forte, não importa a situação, ninguém impede a árvore de florescer. Quando você é uma árvore com o alicerce onde ninguém pode te derrubar, no tempo certo você dará seu fruto. Em Eclesiastes 3:1 diz que há tempo para tudo, então, mantenha-se firme, não desvie seu olhar, o Senhor que te vê, não permite que o diabo te toque se você estiver firme. É uma condição, permaneça firme até o fim, e dar-te-ei a coroa de glória (Apocalipse 2:10).

Suas folhas nunca murcham

 Enquanto você estiver firme, com suas raízes fortes e nunca se afastar das margens do rio, suas folhas nunca murcharão. Mas pra deixar mais fácil o entendimento, vamos para uma das parábolas de Jesus. Uma parábola muito conhecida, a do semeador:

 

Disse ele: Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram. Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda. Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram. Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. Mateus 13:4-8

 

Observe que quando as sementes caíram em terra fértil, elas deram frutos, então, permaneça no Senhor, nunca se desvie de seus ensinamentos, e assim você nunca será como as sementes que caíram sobre as pedras, sem fundamento. Leia a palavra diariamente e você será sempre firme.

Prospera em tudo que faz

 Para finalizar, eu queria trazer uma passagem bíblia que eu amo, a da mulher samaritana, mas eu queria apenas focar nestes versículos:

 

Jesus respondeu: “Quem bebe desta água logo terá sede outra vez, mas quem bebe da água que eu dou nunca mais terá sede. Ela se torna uma fonte que brota dentro dele e lhe dá a vida eterna”. João 4:13,14

 

Observe que Jesus disse, quem bebe desde água ainda terá sede, mas quem bebe da que “EU” ofereço, jamais terá sede novamente. Eu acho que isso deixa tudo muito mais claro. Permaneça em Jesus, firme, e você nunca mais terá sede novamente, você será uma fonte inesgotável de água que nunca mais faltará vida em você. Jesus ele é a única fonte segura, firme suas raízes nele, não tente mudar o caminho, pois somente nele, você será próspero.

Você pode acompanhar também nossos devocionais através do nosso instagram: @movimento_teen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.